top of page

DORES NA ARTICULAÇÃO ATM E BRUXISMO!

DORES DE ATM!



A Disfunção Temporomandibular foi identificada pela primeira vez em 1934 pelo Dr. J B Costen e é uma condição que ocorre quando a articulação temporomandibular (ATM) é submetida a um excesso de pressão através do desalinhamento dos dentes, dos músculos ou da mandíbula. Dr. Costen demonstrou que dores no pescoço, na cabeça e no ouvido podem ser eliminadas através da correção de uma oclusão inadequada e da remoção do excesso de pressão na ATM ao "abrir a mordida” com placas intra-orais. Os sintomas da Disfunção de ATM podem variar bastante de paciente para paciente, dificultando o diagnóstico. A ATM é uma articulação bastante complexa. Muitos profissionais pensam que ela possui um movimento rotacional; no entanto, Fonder mostrou a abertura e o fechamento dos pivôs mandibulares em torno das vértebras C1 e C2, o que significa que ela também é parte da função cervical. Por isso, muitos pacientes apresentam distúrbios no pescoço associados a DTM. Na maioria das vezes o foco está na articulação, quando os sintomas não são necessariamente relacionados a ela. Os sintomas estão mais relacionados aos músculos crâniomandibulares.


O que causa a DTM?


Muitos dentistas pensam que o problema refere-se apenas ao ranger dos dentes e aconselham o uso de placas para que o paciente pare de ranger os dentes. Porém, nem sempre este é um fator significativo na Disfunção de ATM.


Qualquer trauma na ATM causará uma disfunção. Acidentes, quedas e lesões no pescoço são algumas das causas mais comuns deste tipo de disfunção. Os sintomas da DTM são tão generalizados que não se pode associá-los apenas uma lesão traumática da articulação. É compreensível que, se a mandíbula sofre um trauma, o dano pode ocorrer, mas o que dizer de uma vida inteira de padrões de deglutição incorretos e uma postura com a boca aberta?


Com uma deglutição normal e correta não há distalização do côndilo, mas uma deglutição incorreta e uma postura com a boca aberta irão distalizar o côndilo duas vezes por minuto. Esta é uma grande fonte de traumas na articulação e uma causa comum de DTM.


Pacientes com atividade muscular excessiva (mesmo crianças), provavelmente estarão anunciando uma Disfunção de ATM. Qualquer coisa que distalize ou empurre a mandíbula para trás causará Disfunção de ATM e uma das causas mais comuns destes fatores são os maus hábitos miofuncionais.


Esses pacientes (mesmo os mais jovens) também têm uma postura ruim. Dr. Mariano Rocabado foi o primeiro a descobrir a associação entre a classe II, a anteriorização da cabeça e os problemas craniocervicais. A postura ruim destes pacientes pode ser melhorada através da correção dos padrões de deglutição. Enquanto os pacientes com uma deglutição normal têm um movimento discreto de vai-e-vem da cabeça sobre a coluna vertebral, você notará que os pacientes que possuem Disfunção de ATM, especialmente as crianças, são muito inquietos e não conseguem engolir com a cabeça corretamente alinhada à coluna vertebral. A deglutição atípica é uma ação bastante intensa, pois, como os músculos trabalham constantemente, a disfunção acontece o tempo todo.

DORES NA ATM E BRUXISMO, conheça nossas opções de tratamentos para cada caso!


A ATM é a articulação responsável pelos movimentos da mandíbula. Quando abrimos, fechamos ou fazemos movimentos, é essa articulação que garante a movimentação correta entre a mandíbula e o crânio. Infelizmente, essa articulação é passível de dores causadas por problemas articulares, musculares ou nevrálgicos cujos sintomas podem ser agravados pelo bruxismo.

1) Aparelho Myobrace, sistema Miofuncional TMJ:


Não é o tratamento definitivo para Desordens de ATM, mas, um aparelho imediato, altamente eficiente para a eliminação dos sintomas.


O Aparelho TMJ é macio e resiliente, e trata os sintomas da D/ATM através da descompressão da articulação e elimina os efeitos do bruxismo .O comprimento da musculatura se altera quando a Aparelho TMJ está em posição. Isto resulta em uma diminuição imediata na tensão dos músculos faciais na maioria dos casos.

Ele descomprime a articulação, alinha e traz a mandíbula para frente, corrige os desvios da linha média e a posição da língua e interrompe todos os hábitos miofuncionais inadequados. O principal ponto a ser compreendido aqui é que a concentração está nas questões miofuncionais.


2) Placas para bruxismo: ao contrário do aparelho TMJ para D/ATM, as placas oclusas mi-funcionais para bruxismo sao rígidas, para reduzir os efeitos do apertamento. Devem ser usadas durante o sono.


3) Toxina Botulínica (BOTOX): A toxina botulínica age diminuindo temporariamente a força e a intensidade da atividade muscular. As aplicações sao realizadas no músculo masseter e no músculo temporal. Aliviando muito a força excessiva que a pessoa faz quando cerra a boca ou range os dentes . O resultado aparece depois de duas a três semanas. A aplicação é rápida e indolor.


4) LASER E LED: O laser de baixa potência e o LED possuem efeito analgésico sobre a dor na DTM. É uma terapia auxiliar.


5) Cirurgias :As cirurgias no tratamento da disfunção da ATM são utilizadas em casos extremos, principalmente quando a função está comprometida.


6) Hábitos e posturas : Hábitos como mascar chicletes, roer unhas ou morder pontas de canetas são fatores de risco para o desenvolvimento de bruxismo e o aparecimento de dor. A postura corporal pode comprometer a musculatura do pescoço e até mesmo afacial, e deve ser reprograma para uma melhor harmonia muscular e postural. A postura do seu corpo está diretamente conectada com a posição mandibular.


7) Ansiedade: A ansiedade é um dos principais fatores responsáveis pelo aparecimento da dor e da disfunção da ATM, por isso devemos tratá-la. Casos de estresse, nervosismo, cansaço, entre outros sentimentos, levam a ansiedade.


bottom of page