top of page
  • O QUE É A SONOENDOSCOPIA?
    O exame de sonoendoscopia é mais um exame complementar no diagnóstico das alterações obstrutivas do sono. Dentre vários exames, a sonoendoscopia se destaca por ser realizada sob sono induzido permitindo identificar o local exato de obstrução da via aérea que ocasiona a apneia de sono.
  • COMO É REALIZADA A SONOENDOSCOPIA?
    Através da administração endovenosa de um sedativo, propiciará a indução do sono e se realiza o exame endoscópico do nariz e da garganta, procurando observar quais regiões apresentam maior fechamento e/ou resistência à passagem do ar. Durante o exame também são observados os níveis de saturação de oxigênio, a frequência cardíaca e o eletrocardiograma o que o torna possível visualizar as repercussões hemodinâmicas da apneia. O exame é realizado em regime hospitalar (hospital-dia), tendo duração de cerca de 30 minutos e após a realização do exame o paciente é encaminhado à recuperação anestésica e após recuperar-se da anestesia terá condições de alta.
  • QUAIS SÃO AS COMORBIDADES RELACIONADAS AO RONCO E APNEIA?
    Apneia e hipopneia estão frequentemente correlacionados com: Diabetes - 50% dos diabéticos têm apneia do sono ; Obesidade - 70% das pessoas com apneia ou hipopneia do sono estão obesas e 70% dos obesos tem apneia ou hipopneia, subindo para 80% entre obesos mórbidos; Hipertensão - 35% dos hipertensos têm apneia do sono; Insuficiência cardíaca - 50% dos pacientes com insuficiência cardíaca têm apneia do sono; Infarto - 30% a 50% dos pacientes infartados têm apneia do sono; Fibrilação atrial - 50% dos pacientes com fibrilação atrial têm apneia do sono; AVC - 50% dos pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral) têm apneia do sono; Síndrome do ovário policístico (SOP) - risco 30 vezes maior que a população normal de desenvolver apneia.
  • QUAIS SÃO AS CAUSAS DE RONCO E APNEIA?
    Dentre os fatores predisponentes incluem-se: sexo masculino (duas vezes mais comum em homens); envelhecimento (mais comum após os 35 anos); aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) (quanto maior o peso maior o risco); obesidade central (abdomen > 94 cm nos homens e > 80 cm nas mulheres indicam risco); aumento da complacência das vias aéreas superiores por uso de drogas miorrelaxantes, álcool e sedativos; tabagismo (ativo e passivo). Na infância: hipertrofia de tecido linfóide das vias aéreas superiores (tonsilas palatinas e faríngeas) e malformações congênitas (síndromes genéticas, micrognatia, retrognatia).
  • O QUE É CPAP?
    CPAP( (Continuous Positive Airway Pressure) é um equipamento portátil usado no tratamento do Ronco e da Apneia, e que age impedindo a oclusão da via respiratória durante o sono. Em clientes que apresentam Ronco e Apneia, após o adormecimento, há uma oclusão da via respiratória impedindo a adequada oxigenação do organismo, a ação do CPAP é aumentar a pressão na via respiratória impedindo sua oclusão.
  • O QUE NASOFIBROSCOPIA?
    É um exame realizado através de um aparelho – endoscópio rígido ou flexível - que é introduzido através do nariz, com uma fibra ótica na ponta, permitindo a avaliação da cavidade nasal até a laringe. Este exame é feito por um otorrinolaringologista estando o cliente sob ação de um anestésico local, mas o exame não é doloroso e sua duração aproximada é de 15 minutos.
  • O QUE É POLISSONOGRAFIA?
    Polissonografia ou exame do sono é um exame que analisa diversos parâmetros utilizados no estudo do sono e de suas variáveis fisiológicas. É geralmente realizada à noite e registra as amplas variações biofisiológicas que ocorrem durante o sono. O polissonograma resultante do teste monitora três parâmetros principais: o eletrencefalograma (EEG), o eletro-oculograma (EOG) e o eletromiograma sub-mentoniano (EMG). Outros parâmetros, como fluxo aéreo nasal e oral, oximetria, eletrocardiograma, movimentos respiratórios, capnografia, sensores de movimento nos membros inferiores e o registro em vídeo do exame, contribuem para o diagnóstico de doenças relacionadas ao sono. A polissonografia é o padrão ouro para diagnóstico de distúrbios do sono em adultos, adolescentes e crianças. Pode ser realizada em ambiente laboratorial, mas também pode ser feita em casa, através de aparelhos próprios para esta finalidade.
  • RINITE, GRIPE OU RESFRIADO?"
    RESFRIADO O resfriado é causado pelo rinovírus. Possui sintomas leves, como obstrução nasal e coriza. Para o tratamento, recomenda-se alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. O uso de antialérgicos e antitérmicos pode ser considerado e deve ser administrado conforme orientação médica. GRIPE A gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Influenza. Os sintomas mais comuns são mais importantes: febre alta, dores musculares e de cabeça, cansaço e obstrução nasal; e duram, aproximadamente, 10 dias. Para o tratamento, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. O uso de antialérgicos e antitérmicos deve ser administrado conforme orientação médica. RINITE ALÉRGICA A rinite é uma inflamação do revestimento interno do nariz. As rinites se caracterizam por quatro sintomas básicos: nariz entupido, secreção nasal, espirros e coceira no nariz. Os sintomas são manifestados logo após alguns minutos do contato com alguma substância que provoca a alergia. O indivíduo acredita estar sempre com Resfriado, tem sensação de dor de cabeça (cefaleia) que aparece com as mudanças de temperatura e umidade e/ou quando entra em contato com agentes alérgenos ou irritantes (pó, poeira, fumaça, produtos químicos ou perfumes. Para o tratamento de alergia, é indicada a limpeza do ambiente e uso de antialérgicos e medicações nasais deve ser administrado conforme orientação médica.
  • O QUE É CANDIDIASE (SAPINHO)?
    É uma infecção secundária , causada por fungos , (Cândida Albicans) . Lesão branca , amarelada ou avermelhada nas superfícies úmidas da boca, normalmente muito dolorida . É comum em pessoas que usam próteses totais e debilitadas , onde o sistema imunológico está comprometido , ocorrendo também em pacientes que salivam pouco. Tratamento: evitar alimentos com açúcar ou rico em amido , para evitar exposição de ácidos que esses alimentos provocam na boca; pode ser causada por antibióticos ou anticoncepcional oral. Procure seu médico para alterar o medicamento caso seja necessário. Utilizar produtos que deixam a boca mais úmida ou que substitua a saliva. Medicamentos contra fungos também é indicado. Em todos os casos uma ótima higiene é fundamental.
  • O STRESSE PODE CAUSAR BRUXISMO?
    O estresse que enfrentamos todos os dias , pode estar sendo descontado em nossos dentes. Estudos realizados em pacientes que rangem os dentes durante a noite , estavam relacionados com o estresse. Pacientes sentem fadiga muscular , acompanhada de dor ou não ao acordar , nos dentes , dor na articulação temporo mandibular ,sendo clinicamente observado desgastes nos dentes , aumento do volume muscular , masseter , e também marcas nas restaurações e próteses , devido ao movimento causado pelo bruxismo. Este problema pode abalar as estruturas de sustentação dos dentes , fraturas e desgastes dos mesmos , tornando também mais sensíveis e com um certo grau de mobilidade. Sendo identificado o problema , fisioterapia , relaxantes musculares , exercícios específicos , e o uso de placas são técnicas aplicadas para amenizar ou eliminar o problema. Procure seu dentista para auxilia-lo no tratamento.
  • AFTAS: O QUE SÃO?
    São inflamações pequenas e brancas , cercadas por uma área avermelhada. Não são contagiosas , sendo confundidas as vezes com Herpes que é causada por um vírus contagioso. Aparecem dentro da boca , principalmente na mucosa , enquanto o Herpes aparece no lado de fora da boca , normalmente nos cantos dos lábios. Sua causa é incerta , acreditam os especialistas que estão ligadas ao sistema imunológico , estresse , trauma , alergia , cigarro. Deficiência de vitaminas e ferro tornam as pessoas mais susceptíveis. Tratamento: Normalmente desaparecem de 7 á 10 dias. Para um alivio imediato, podemos aplicar pomadas analgésicas e algumas aplicações de Laser. Evitar alimentos ácidos e manter higiene bucal adequada diminuem o desconforto.
  • MÁ HIGIENIZAÇÃO BUCAL PODE CAUSAR PROBLEMAS CARDÍACOS?
    Existem teorias que relatam que a periodontite ou infecções bucais transmitem algumas bactérias que entram na corrente sanguínea, se alojando nos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração, onde podem provocar coágulos causando problemas cardiacos .São conhecidos como ENDOCARDITE BACTERIANA, que pode levar o paciente á óbito. Precauções podem ser tomadas para evitar essa doença: manter sempre a gengiva e dentes sadios, livres de placa bacteriana , tártaros e infecções bucais; pacientes com alto risco, devem ser monitorados quanto sua higiene bucal; portadores de válvulas artificiais; histórico de endocardite; portadores de defeitos cardíacos congênitos; valvulas cardíacas danificadas por febre reumática; prolapso da válvula mitral com sopro; miocardite hipertrófica. É fundamental avisar o cirurgião dentista ,quando existir algum desses problemas relatados, antes de iniciar um tratamento dentário.
bottom of page