Bem-Vindo

Medicina e Odontologia Avançadas e Estética

   
Unidade Sussumu Hirata
11 3742-8128 | 11 5505-7059 | 11 99302-1616
Unidade Morumbi Town Shopping
11 5063-4130 | 11 99346-3343

Notícias

EFEITOS DA CAFEÍNA NO RITMO CIRCADIANO

Hábito de tomar café e/ou seus derivados à noite pode perturbar o padrão de sono de uma pessoa, aquelas que o fazem duas horas antes de dormir podem apresentar um atraso de 40 minutos no sono, por perturbar o relógio interno do corpo. Em estudo realizado pela Universidade de Colorado (CU) e Boulder Laboratório do Conselho de Pesquisa Médica de Biologia Molecular em Cambridge; os pesquisadores descobriram que a ingestão de cafeína à noite atrasa o relógio circadiano humano que dita o sono do corpo.

"O estudo também mostrou pela primeira vez como a cafeína afeta 'cronometragem celular' no corpo humano," segundo pesquisadores do CU-Boulder Kenneth Wright.

O estudo duplo-cego envolveu pacientes de ambos sexos que foram entrevistados e acompanhados por 49 dias; assim, foram testados sob condições de pouca luz e um comprimido de placebo, com pouca luz, e uma pílula de cafeína de 200 miligramas, luz brilhante e um comprimido de placebo, e luz brilhante e uma pílula de cafeína. Em todas as condições, a quantidade de cafeína foi calculada de acordo com o peso do indivíduo e suas condições gerais de saúde.

Em situações fisiológicas, no período noturno o corpo aumenta o nível de Melatonina e diminui quando o dia começa em um período de 24 horas. O estudo demonstrou que os indivíduos que tomaram a pílula de cafeína nas condições de pouca luz exibiram um atraso de 40 minutos em seu início do sono em comparação com os entrevistados que tomaram a pílula placebo nas mesmas condições. A luz brilhante e uma combinação de luz brilhante e cafeína também pode atrasar o relógio circadiano por 85 minutos e 105 minutos, respectivamente, mostraram os resultados do estudo .

 

Portanto, lembre-se que além do café, alguns refrigerantes, chás e chocolates são ricos em cafeína e que podem retardar seu sono!



xicara de cafe

 

Leia mais em: The study on coffee's effect on sleep pattern was published in the Science Translation Medicine journal on Sept. 16.

 

Dra Patricia Geovanini – CRM 79526

Fale Conosco

Preencha seus dados abaixo e envie uma mensagem para nós

Enviar