Bem-Vindo

Medicina e Odontologia Avançadas e Estética

   
Unidade Sussumu Hirata
11 3742-8128 | 11 5505-7059 | 11 99302-1616
Unidade Morumbi Town Shopping
11 5063-4130 | 11 99346-3343

Notícias

Cigarro Eletrônico

Um cigarro eletrônico é um dispositivo eletrônico que tenta imitar um cigarro comum. Para isso, o aparelho é dividido em três partes principais: cartucho, parte eletrônica e bateria.  Alguns modelos oferecem uma luz na ponta, simulando a brasa.

Indivíduos que fazem uso deste cigarro, inalam o vapor liberado que contém as substâncias presentes no cartucho - água e substâncias químicas (aromatizantes, essências e Nicotina). Pelo fato da dose de Nicotina não possuir padronização não podemos afirmar se o aparelho é nocivo ou não. Entretanto, efeitos colaterais já são conhecidos e relatados pelos usuários: irritação da mucosa oral (20,6%), irritação da faringe (32,4%) e tosse seca persistente (32,4%).

Os fabricantes afirmam que o cigarro eletrônico foi criado para diminuir o vício de algumas pessoas, pois a dose de nicotina pode ser diminuída com o decorrer do tempo.  Os estudos científicos são pouco conclusivos ainda. Talvez o uso do cigarro eletrônico possa auxiliar no tratamento da cessação do fumo, mas existem questões que precisam ser resolvidas como efeitos nocivos a longo prazo e efeitos nocivos aos fumantes passivos.

Em agosto de 2009, a Anvisa proibiu a comercialização de cigarros eletrônicos em todo o território nacional. O texto publicado no diário oficial da União (28/08/09) informa que estão banidas a comercialização, distribuição, propaganda e importação de qualquer cigarro eletrônico ou variante que alegue ser substituto do cigarro comum. Salientamos que o cigarro eletrônico também não foi regulamentado pelo FDA dos Estados Unidos.

Mas o que temos certeza mesmo é que, segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS), em 2012 existiam 33 milhões de tabagistas no Brasil, 200 mil óbitos por ano relacionados ao tabagismo, que o tabagismo é a principal causa evitável de morte e finalmente, que existem tratamentos relativamente seguros para cessação do tabagismo.

Em caso de dúvidas, estamos à disposição para uma avaliação!

Fale Conosco

Preencha seus dados abaixo e envie uma mensagem para nós

Enviar