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Notícias

Alimentos Fotoprotetores

O verão está chegando e sabemos que a exposição ao sol causa graves alterações cutâneas, como envelhecimento precoce, atrofia da epiderme ou hiperqueratose e doenças da pele, como o câncer. Por isso precisamos cuidar da proteção diária do nosso corpo. Muitas pessoas nem imaginam, mas, além do protetor solar, alguns alimentos também podem auxiliar nessa proteção. Não como substitutos, mas como coadjuvantes na proteção da pele.

Uma alimentação rica em alimentos que contenham vitaminas, minerais, antioxidantes e uma ingestão hídrica adequada, aliada a boas horas de sono e prática de atividade física podem reverter os danos causados pelo tempo e melhorar a qualidade da pele.

Alimentos ricos em nutrientes antioxidantes e foto protetores fortalecem nosso sistema de defesa celular, principalmente contra os radicais livres produzidos pelos raios solares. Quando usamos filtros solares, estamos bloqueando parte da radiação que atinge a pele. Quando temos uma alimentação rica nestes nutrientes, estamos fortalecendo os sistemas de defesa das nossas células, principalmente a defesa contra a formação de radicais livres gerados pelo sol e a inflamação.

Vitamina A e beta caroteno

Fontes de betacaroteno, um potente antioxidante que é precursor da vitamina A. O betacaroteno impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A melhora a saúde dos globos oculares, ajuda a clarear a pele e previne o aparecimento de acne.
Alimentos: cenoura crua; damasco; pêssego; abóbora; melão; mamão; manga; alimentos amarelo-alaranjados em geral.

Vitaminas C e E

também são antioxidantes importantes e ajudam o organismo a aproveitar e utilizar melhor a vitamina A. A vitamina E ainda bloqueia a luz solar. Alimentos: frutas cítricas (limão, laranja, kiwi, morango, acerola, caju) e vegetais verde- escuros (agrião, brócolis, couve, rúcula, espinafre) são ótimas fontes de vitamina C.

A vitamina E é encontrada nas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), nos óleos vegetais e no gérmen de trigo.

Ômega 3

Estes ácidos graxos melhoram a aparência das manchas de pele e ajudam a minimizar as linhas de expressão, melhoram a hidratação e previnem o aparecimento de rugas. Alimentos:Farelo de linhaça, sardinha, salmão, atum.

Chá verde:

Quando aquecemos as folhas, são liberadas catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-câncer comprovadas! Além disso, ainda contribui para saúde da pele, neutralizando as alterações causadas pela exposição à luz solar! O ideal é utilizar a folha para fazer o chá e não adoçar. Os hipertensos devem ter cuidado, já que o chá verde pode elevar a pressão.

Isoflavonas

A soja, uva vermelha, alho, casca de berinjela, beterraba são fontes de isoflavonas que podem prevenir queimaduras solares.

Espinafre 

Rico em ácido fólico. Estudos mostram que o folato reforça a capacidade da pele de se renovar, o que previne o envelhecimento. Mas atenção!!! É importante consumir esses alimentos com regularidade. Não adianta comer apenas no dia que for se expor ao sol! Então procure ter uma alimentação sempre variada, rica em verduras, legumes e frutas!! Assim você estará sempre protegido e preparado para enfrentar os dias de sol!

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