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A privação do sono: grave problema da sociedade moderna

A PRIVAÇÃO DO SONO: GRAVE PROBLEMA DA SOCIEDADE MODERNA

benefícios de uma boa noite de sono
"Eu não preciso dormir, posso manter minhas atividades cotidianas bem com em três ou quatro horas de descanso."

Todos conhecemos pessoas que acreditam nisso, que inclusive orgulham-se de não perder tempo descansando. Mas na verdade estão se privando de sono e propiciando um dano a longo prazo para a saúde.

Dormir mais tarde ocasionalmente produz fadiga temporária no dia seguinte, enquanto a privação crônica de sono aumenta consideravelmente o risco de inúmeras doenças como diabetes, doenças cardíacas, obesidade e depressão. “Um problema de sono contínuo aumenta o risco de desenvolver condições médicas tais diabetes e hipertensão, sendo que ambos podem ter complicações graves, reduzem a qualidade de vida, e, sem uma gestão adequada, podem levar à redução da expectativa de vida ", explicou o Dr. Hassan Mirza, psiquiatra Sultan Qaboos Hospital Universitário, em Londres.

Evidentemente, cada indíviduo apresenta uma necessidade variável de horas de sono, porém, existem recomendações para nortear a definição deste período. Por exemplo, a National Sleep Foundation (EUA) recomenda 7-8 horas de sono para um adulto, 8-10 horas para adolescentes, 10-13 horas para as crianças pré-escolares e 14-17 horas para recém-nascidos.
Existem muitas razões para a privação do sono, que incluem obrigações pessoais, horário de trabalho não convencional, temperaturas extremas e problemas médicos que podem perturbar o sono.
Há fatores externos que podem impedir uma boa noite de sono como: fármacos estimulantes, dores, problemas respiratórios, hormonas do ciclo menstrual para as mulheres; e estilo de vida como comer grandes refeições, exercitar, ou assistir TV antes de dormir.
Não há uma solução rápida para a privação do sono. Recomenda-se procurar ajuda médica se o sono de má qualidade é um resultado de uma condição médica ou psicológica tratável. Caso contrário, a melhor gestão por falta de sono é alterar o hábito de dormir mal.
Inicialmente, devemos estabelecer uma rotina de dormir, e "associar a cama com o sono" portanto  evitar dormir assistindo TV, usando um Smartphone, e outras formas de entretenimento, enquanto na cama. Manter um estilo de vida saudável, exercício físico regular, evitando os longos cochilos diurnos, e evitar café, cigarros e refeições pesadas antes de dormir.
Se fontes de privação de sono são escolhas de estilo de vida pessoal ou uma questão psicológica ou fisiológica, é vital para resolver este problema como faria com qualquer outra doença física. O principal efeito colateral da privação do sono é sonolência diurna excessiva.

A privação de sono pode afetar o desempenho do cérebro causando reações mais lentas, déficit de memória e dificuldades em manter a concentração. Se um indivíduo permanecer sem dormir por 20-25 horas, o seu desempenho será afetado de forma significativa, a um nível comparável ao de intoxicação alcoólica. Até mesmo o risco de mortalidade aumenta em 15% entre aqueles que dormem menos de 5 horas diárias. 
Logo a privação de sono acarreta mau desempenho nos estudos ou no trabalho e pode levar ao consumo excessivo de café e tabaco, com o objetivo de manter o foco e alerta. E em crianças, é bem conhecido por causar problemas comportamentais e reduzir o foco na sala de aula.
Quando se trata de crianças, é especialmente importante cultivar bons hábitos de sono para dar-lhes uma base sólida para um sono saudável e precaver-se contra esses problemas físicos e mentais, que podem ter um efeito exagerado sobre os jovens.

Os benefícios de uma boa noite de sono:

Saúde Mental: Estudos também descobriram que há uma maior incidência de depressão, transtornos de ansiedade e problemas de baixa auto-estima entre os indivíduos com  sono inadequado. A privação do sono tem um efeito dramático sobre seu bem-estar mental e emocional. .

Perda de peso: dormir o suficiente não vai magicamente fazer você ficar mais leve, mas a falta de sono adequado pode sabotar seus esforços, uma vez que retarda o seu metabolismo e aumenta os hormônios da fome. Estar bem descansado lhe dará a resistência mental para ficar disciplinado em sua dieta e exercícios,  tornando o processo de perda de peso muito mais confortável e eficaz.

Melhor Foco: Falta de sono pode afetar significativamente a suas habilidades para resolver problemas e função cognitiva. Uma pessoa descansada é menos propensa a se distrair e fazer escolhas ruins, o que contribuirá para o aumento da produtividade global.

Desempenho aprimorado: Falta de sono pode ser um problema sério para qualquer pessoa envolvida em um trabalho de alto risco, como aqueles que trabalham com máquinas pesadas ou transporte, e também é fundamental para o desempenho das atividades sociais, de trabalho e de lazer.

Melhoria da Aprendizagem: O sono adequado é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança. Durante o sono o cérebro converte coisas que aprendemos durante o dia em conhecimento ou memórias recuperáveis.

Proteção Diabetes: Dormir mais na verdade não significa que você não terá diabetes, mas o sono inadequado aumenta consideravelmente o risco de diabetes.

Problemas de dependência: Estudos têm demonstrado que os adolescentes que dormem menos são mais propensos a desenvolver problemas com o álcool e as drogas.


Quando as mudanças de estilo de vida não são suficientespara melhorar sua qualidade de sono; ou os problemas de sono podem ir além de ter ingerido muito café depois do jantar ou visualização habitual televisão tarde da noite; ou se você está preocupado que sua incapacidade de sono resulte de uma questão mais profunda , sugerimos que entre  em contato para uma consulta.

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